O fim de semana passado fomos até Castelo Branco. Realizava-se a primeira prova após o Covid 19, o Rali de Castelo Branco.

Sabemos que a prova correu muito bem, mas não foi pelo Rali que nos deslocamos a Castelo Branco.
Para além de rever amigos, que como sempre nos receberam “de braços abertos”, apesar da “distância social”, que cumprimos. Fomos a Castelo Branco para o lançamento do livro “55 Anos, Apontamentos”.
Como sabem, o livro retrata a vida da Escuderia Castelo Branco, que ao longo destes anos foi uma das grandes responsáveis pelo crescimento do Desporto Automóvel.
Para nós, Offroad Portugal, e para mim, este livro é um marco, repleto de memórias e saudades. Apesar de já não estar connosco, o meu marido, Rodrigo Vasconcelos, arranjou maneira de nos continuar a brindar com os seus textos. Pessoalmente gostei bastante, espero que gostem.

Para a Escuderia Castelo Branco o meu grande "BEM HAJA". Usando uma frase do meu marido, "sempre que precisarem e, ou quiserem, lá estarei".

Deixamos o texto, esperamos que gostem.

 

"Estórias” e histórias
“Oh Rodrigo, era giro escreveres algo para os nossos 55 anos”, foi a frase que deu origem a tudo isto. Sim, era giro, pensei eu.
Como a “ordem” veio da Escuderia Castelo Branco, e como “bem mandado” que sou, lá me sentei eu com o computador em frente e a cabeça cheia de ideias.
Claro que, há 55 anos atrás, a minha companhia seria uma caneta e um papel. Tal e qual conversa de café, onde os amigos se juntavam e juntam, para falar de automóveis.
Era assim quando a Escuderia nasceu, alias foi assim que a Escuderia nasceu, duma conversa de amigos amantes dos automoveis. Mas essa é outra história, que alguém certamente já contou e que muitos irão continuar a contar.
De volta à minha companhia nesta missiva, com a mente a teimar em divagar pelas conversas de amigos, com a cervejinha à frente. Algumas frases não me saem da mente, “lembras-te daquele dia em que”, “lembras-te daquele rali em que”, “lembras-te daquela corrida em que”.
Sim, algumas lembro, outras nem por isso, outras ainda vou-me lembrando à medida em que a história continua. Isto porque mais de 55 anos de automóveis não se resumem em meia dúzia de horas de conversa, que é como quem diz, em meia dúzia de linhas.
Histórias e mais histórias, que retratam situações e pessoas. Pessoas essas, que já nos olham lá de cima, possivelmente a sorrir quando contamos aquela vez em que …..
Pessoas essas que nos ensinaram, encheram a nossa vida de sabedoria e até elas nos contaram histórias mais antigas.
O passado é grandioso, exatamente como o da Escuderia. Mas o presente e o futuro, que é feito pela gente que ouviu as histórias e que ao longo destes anos todos já tem histórias para contar. Esta é a gente que precisaria de muitas horas para lembrar tudo o que já foi feito. Esta é a gente que faz o presente, esta é a gente que prepara o futuro.
Esta é a gente que pegou numa Escuderia grandiosa e que aumentou a sua grandiosidade. Que tem na mão o futuro. Pois é a eles que compete passar o testemunho, mas é acima de tudo a eles, com as suas histórias e as do passado, que compete formar “outros viciados”.
Serão esses que daqui a 45 anos terão na mão todas as nossas histórias e uma Escuderia ainda mais grandiosa.
Será desses “viciados” a responsabilidade de arranjar outro maluco que daqui a quase meio século, isto se eu já não andar por cá, conte as histórias que fizeram do automobilismo grandioso. Um maluco que as conte, ou quem sabe que as escreva, nessa altura, talvez para uma máquina que funcione por telepatia.
Só para terminar, tenho que salientar que comecei a trabalhar com a Escuderia nos anos 90, numa cronometragem de uma rampa. Ao longo destes anos, muitas cronometragens, até em campeonatos da europa, me passaram pela mão. Muitas provas e algumas festas em que estive presente.
Ao longo destes anos a Escuderia chamou e eu fui. Foi assim, é assim e assim será, sempre que precisarem e, ou quiserem, lá estarei.

Força, Escuderia. Continuem no caminho certo.

Rodrigo Vasconcelos"

 

 

Pin It
rodape_1.png
Go to top
JSN Boot template designed by JoomlaShine.com